Blog

02 setembro 2020

Quais os principais tipos de guindastes?

Você já deve ter ouvido falar, ou quem sabe, ter visto algum guindaste em algum lugar, não é mesmo?

Em linhas gerais o guindaste é um tipo de máquina que pode ser usada em construção, por exemplo, sua função é mover cargas. Tecnicamente falando o guindaste é composto basicamente, cabos de elevação e roldanas, atuando em conjunto, produzem uma grande força.

A diferença basicamente entre guindaste, grua e guincho é sua forma de funcionamento. O que eles têm em comum é a transmissão de forças através de uso de cabos de aço, alavancas e polias, o quais permitem o içamento de cargas pesadas.

Originalmente o guincho era um tipo de guindaste. Com o passar do tempo, o que hoje se entende por guincho é basicamente um caminhão com plataforma adequada para transportar veículos. Dependendo do modelo, alguns até têm guindastes em miniatura.

Guindaste:
Eles podem ser fixo ou móvel em uma máquina ou veículo. Podendo ser caminhões, guindaste móvel, guindaste articulado, para terrenos difíceis, guindaste de torre e guindastes sobre esteiras. Eles são usados para desmontagem, construção e transporte de materiais na indústria ou construção.

A seguir, descreveremos os tipos de guindastes.

Guindastes veiculares tipo articulado: Fixado ao chassi do veículo é dominado articulado devido ao seu sistema de regulagem de altura que permite a movimentação de grandes e médias cargas com maior rapidez e flexibilidade, tornando este tipo de guindastes mais seguro.

Guindaste torre: Este tipo de guindaste é utilizado para a construção de prédios muitos altos. Sua fixação é feita através de aparafusamento em placas de concretos, por isso sua estrutura é fixa. Este tipo de guindastes consegue erguer entre 8 a 35 toneladas de cargas e são indicados para projetos de longo prazo.

Guindaste Esteira: Pode ser utilizado em complexos agrícolas, indústria de petróleo e gás. Este tipo de guindastes são mantidos em plataformas móveis e em terrenos acidentados. Por possuir um controle de contra peso, a instabilidade da esteira o torna indicado para eguer cargas entre 80 a 825 toneladas.

Caminhão Munk: Ideal para projeto de curto prazo. Os caminhões Munch podem ser usados em todos os tipos de terreno e geralmente são utilizados para tarefas mais rotineiras, como, por exemplo, retirada de uma árvore.

Outra utilização bem comum é em edifícios comerciais, hospitais, pontes e shoppings. No entanto, sua potência e resistência está entre 30 e 1.000 toneladas.

Caminhão Guindaste: Por ser versátil sua utilização é muito comum em construção civil para rebocar e transportar materiais. Este tipo de guindaste possui um guindaste hidráulico e uma plataforma plana que possibilita o levantamento de equipamentos e materiais de pequeno e médio porte, ou seja, cerca de 22 toneladas.

Como podemos perceber todos os projetos de construção precisam levantar, rebocar ou transportar objetos pesados. Os guindastes têm papel fundamental no desenvolvimento bem-sucedido do seu projeto.

Na ML Guindaste trabalhamos com os melhores equipamentos para movimentações e transporte de cargas.

Fale com a ML Guindastes
Enviar para WhatsApp