Blog

30 setembro 2020

Plano de Rigging, por que ele é importante na operação da movimentação da sua carga?

Movimentação de carga pode até parecer algo simples se visto de longe, porém esta operação é complexa e exige estudo e muita atenção. Para isso, antes de qualquer içamento é necessário ter o Plano de Rigging.

Conversamos com nosso time de engenheiros que nos ajudou a explicar de forma simples porque o Plano de Rigging é importante:

O que é um Plano de Rigging e qual a sua finalidade?

É um documento elaborado, preliminarmente, para operação de movimentação de carga. Através do estudo de carga é definido melhor guindaste, acessórios de amarração adequados para a tarefa, ação do vento, layout da área de operação, bem como o melhor custo benefício para o cliente. Sem sacrificar a segurança.

Existe carga mínima para elaborar um Plano de Rigging?

Embora algumas empresas adotem um valor de carga mínima para a Elaboração do Plano de Rigging é importante destacar que não existe parâmetros, norma ou lei que exija valor de carga para a elaboração de um Plano de Rigging.

Quem elabora o Plano de Rigging?

É importante que o cliente se certifique quais os profissionais que irão elaborar o Plano de Rigging. Neste caso, os profissionais habilitados são o engenheiro e/ou técnico de trabalho, ambos precisam estar com o CREA ativo. A emissão do ART (Anotação de Responsabilidade técnica) dará validade ao Plano do Rigging. A lei nº 6.496/1977 determina a obrigatoriedade da ART na prestação de serviços de engenharia.

Quais as informações são necessárias para a elaboração do Plano de Rigging?

Para que um Plano de Rigging seja elaborado com total segurança, são necessários dados importantes como: rota da carreta, como ela vai acessar, raio de manobra, guindates onde vai patolar, qual esforço, qual o peso da carga, qual raio máximo e mínimo de movimentação da carga, entre outros.

Corro risco se não elaborar um Plano de Rigging?

A resposta é sim, a falta do plano pode acarretar problemas na hora de executar a operação, tais como: falta de verificação na rede elétrica próxima ao local que ocorrerá a movimentação de carga, utilização de materiais para fixação da carga (lingas e acessórios) inadequados, dentre outros.

De forma bem simples o Plano de Rigging é um conjunto de documentos que visa transcrever o que foi planejado para a operação de movimentação de carga. Ele é feito através de representação gráfica e instruções que irá passar todas as etapas do plano, cálculos, certificados, as devidas responsabilidades.

Conte com mão de obra especializada no içamento de cargas. Conte com a ML Guindastes.

Fale com a ML Guindastes
Enviar para WhatsApp