Blog
06 novembro 2020
Operador de Guindastes porque é importante ter profissional habilitado
Operador de Guindastes porque é importante ter profissional habilitado
A operação de guindaste requer planejamento, participação de profissionais qualificados, determinação, conformidade com as regras e regulamentação existente que permeiam um serviço deste porte.
Para saber mais como é este serviço na prática, fomos conversar com Cássio Miguel, ele que atua como operador de guindaste há 12 anos. “Um operador pode ser comparado a um cirurgião, não pode ter erros toda operação é feita cuidadosamente”. Confira o bate papo!
Há quanto tempo você é operador de Guindaste?
Há 12 anos
Quais guindaste você opera?
Liebherr,Tadano,Madal, Groove,xcmg e mais algumas marcas pois não tenho dificuldade com o novo
Quais os cursos de qualificação são necessários para que você esteja apto para essa função?
Curso de operador de guindaste,carga indivisível,mas o curso que realmente conta é o curso prático é estar em contato com as movimentações vendo as dificuldade na hora de posicionamento do guindaste verificando terreno, condições do tempo, etc.
Quais os riscos que empresa e/ou pessoa corre ao contratar o serviço de guindaste sem um operador experiente?
Fechar as portas, responder processo judicial e indenização altíssima, pois o risco de acidente fatal é muito alto, causando danos materiais e pessoais.
Quais tipos de guindaste você movimenta?
Guindastes sobre pneus, não tive oportunidade para operar guindaste de esteira, o menor de 8 tonelada e o maior 220 toneladas que é a capacidade de carga do guindaste.
Sabemos que para cada guindaste existe um peso adequado no içamento, já ocorreu algum pedido para içar peso fora ao permitido?
Sim, na verdade o cliente não sabia o peso do equipamento a ser içado, ao verificar que o peso está excedendo a capacidade do equipamento informou a Gerência que acionou o setor técnico para fazermos a troca do equipamento, aumento de capacidade do mesmo e, assim tomamos a melhor decisão para bem atendermos o cliente.
Quais são as responsabilidades nas operações com guindastes?
As responsabilidades são muitas, é preciso olhar o local onde será posicionado o guindaste, terreno, espaço aéreo, condições do tempo. Um operador pode ser comparado a um cirurgião, não pode ter erros toda operação é feita cuidadosamente e como todo cirurgião existe o auxiliar que é chamado Rigger quem dá todos os comandos da operação, ele que está na linha de risco sinalizando, é o olho do operador, não existe um bom operador sem um bom rigger.
Conte para nós quais experiências mas te marcaram?
Reforma na Arena Fonte Nova auxiliando uma máquina de 550 toneladas. E a mais recente foi uma operação assistida por várias pessoas na praça e com transmissão ao vivo içamento de uma imagem de Nossa Senhora pesando 25 toneladas na Cidade de Euclides da Cunha – Bahia.
Teve algum içamento que você teve medo? Ou teve que ser abortado por algum problema?
Sim, vários, pois o medo é quem te faz um melhor profissional a cada dia, quando perdemos o medo o acidente acontece. Já teve algumas operações abortadas por condições do vento forte ou peso da peça não condiz com a capacidade da máquina, terreno não dá condições de acesso ou patolamento do guindaste.
Muitas vezes o cliente não sabe que a presença de um profissional qualificado é tão importante para o sucesso da operação?
Verdade, mas não só um como dois que é o operador e o rigger
Para maior segurança do contratante, a contratação de serviços de guindaste deve prever a exigência de uma série de itens e de profissionais qualificados para a garantia do sucesso da operação. A ML GUINDASTES E SERVIÇOS é uma empresa especializada no segmento de movimentação de cargas verticais e horizontais.